Confronto entre Policia Nacional do Peru e plantadores de folha de coca deixam policiais feridos

Foto: Divulgação

25/08/2025, segunda-feira

Uma operação de erradicação da folha de coca na jurisdição da Comunidade Nativa de Cushillococha, distrito de Ramón Castilla, província de Mariscal Ramón Castilla, Loreto, levou a um confronto violento entre agentes da Polícia Nacional do Peru (PNP) e supostos plantadores de coca. O incidente, ocorrido em 23 de agosto de 2025, deixou vários policiais feridos e com o roubo de seus pertences pessoais.

De acordo com a denúncia apresentada pelo Suboficial do 1º. PNP Wilfredo Cutipa Condori (39), o pessoal do DEPOTAD – Caballococha juntamente com o Chefe da Divisão de Manobras Contra o Tráfico Ilícito de Drog4s (DIVMCTID) Iquitos, estavam realizando trabalhos de amaciamento para a execução do trabalho de erradicação pelo pessoal do CORAH nas coordenadas geográficas 03°56′42.6"S 70°26′05.8"W.

Aproximadamente às 13h50, policiais foram atacados com facões e lanças de madeira. Em resposta, os agentes usaram uma arma de chumbo para repelir a agressão. Durante o confronto, ouviram-se tiros vindos da vegetação, o que levou a polícia a usar suas armas regulamentares (fuzis) e disparar tiros preventivos para o ar para dispersar os manifestantes.

O suboficial Cutipa Condori e outros membros do pessoal da polícia ficaram feridos. Além disso, vários agentes relataram o roubo agravado de seus pertences. Entre os afetados estão: O 3º Suboficial. PNP Víctor Manuel Yarleque Prado: Roubo de um porta-cartões com CIP e ID, uma mochila verde com carregador portátil, fones de ouvido e roupas policiais. 3º Suboficial. PNP Willman Curo Parco: Roubo de um porta-cartões com CIP, RG e cartões bancários, uma mochila preta com carregador portátil e uma mochila verde com roupas policiais. 3º Suboficial. PNP Jhonathan Guzmán Berrocal: Roubo de titular de licença com CIP e DNI, mochila bege com carregador portátil, alto-falante JBL e rede.

3º Suboficial da PNP Carlos Junior Vásquez Nole: Roubo de uma mochila verde com barraca, pele, roupas policiais, botas e carregador portátil, e uma mochila preta com extensão e alimentos diversos. 3º Suboficial. PNP Gerson Duber Sánchez Ascurra: Roubo de carteira de couro preto com identidade.

Após a denúncia do presente fato, o pessoal da PNP da Delegacia de Polícia Setorial de Caballococha, sob o comando do Major Yuber Guiomar Ayquipa Hurtado, iniciou uma investigação pelo suposto delito contra a pessoa – lesões dolosas e roubo agravado contra os responsáveis. As autoridades continuam investigando os fatos para identificar os agressores e recuperar os pertences roubados.

Por: Protagonista Oficial

Seja o primeiro a comentar

Curta o Blog de Tabatinga nas redes sociais @blogdetabatinga Facebook, X, Instagram e YouTube

Postar um comentário

0 Comentários