Convidados municípios prioritários pelo PRONASCI no Amazonas

Foto: Divulgação

27/07/2023, quinta-feira

Quatro municípios do Amazonas, os mais violentos do Estado, foram convidados a aderir ao programa do Governo Federal de enfrentamento à violência

As ações estão focadas em 163 municípios brasileiros que concentram 50% das mortes violentas intencionais.

O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) foi lançado em março de 2023 e segue como um dos principais programas do Governo Federal de prevenção, controle e repressão da criminalidade.

As ações estão focadas em 163 municípios brasileiros, considerados os mais violentos e que concentram 50% das mortes violentas intencionais. O objetivo nesses territórios, além de prevenir, é intensificar uma cultura de paz, de apoio ao desarmamento e de combate sistemático ao crime organizado, violência nas escolas, combate ao feminicídios, preconceitos de gênero, étnico, dentre outros.

Foi divulgada uma lista dos municípios prioritários do Pronasci. No Amazonas estão inclusos:
▪︎ Tabatinga
▪︎ Manaus
▪︎ Iranduba
▪︎ Manacapuru.

Tabatinga apresenta a maior taxa de homicídios do Amazonas, e crescente desde 2018. No dia de ontem, 26 de julho, ocorreu mais um homicídio na cidade, no bairro Vila Paraíso e um encontro de cadáver no Bairro Xingu.

Entre os dias 25 a 27 de julho ocorre em Brasília o Seminário Nacional de Participação e Adesão ao PRONASCI. As Secretarias de Segurança Pública desses quatro municípios do Amazonas se fazem presentes a convite do Governo Federal.

Recentemente, o Prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, levou ao conhecimento do Ministro da Justiça esse problema da violência que assola a tríplice fronteira no Amazonas. O Ministro Flávio Dino se comprometeu estar em Manaus no próximo dia 18 de agosto para tratar da segurança pública dos municípios que compõem o Alto-Solimões. O Governo do Estado, acusado de omissão na Segurança Pública, também foi convidado pelo Ministro.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

0 Comentários